Nas atividades acima você fez várias coisas com seus mapas
internos. Lembrou-se, imaginou, disse palavras internamente. Para que a sua
inteligência consiga fazer essas coisas, é necessário algum tipo de
processamento, algo deve acontecer. É semelhante ao processamento de um
programa de computador, ele deve estar rodando para cumprir sua finalidade.
Parte da nossa inteligência consiste em processar, em
fazer algo com os mapas. Estamos familiarizados com os processos internos da
inteligência em um nível geral. Por exemplo, você sabe o que é pensar, lembrar,
imaginar, deduzir, distinguir. Mas será que você sabe especificamente como
imagina, como lembra, como pensa?
Temos representações internas ou mapas em vários canais de
representação. Para processar esses mapas, temos operações específicas para
cada tipo de mapa. Para imagens, por exemplo, temos a recuperação de imagens
armazenadas, a elaboração ou construção de imagens nunca vistas e a formatação
das imagens, de forma que lembra as imagens de uma TV: luminosidade, contraste,
distância.
Em geral nossos comportamentos internos, no nível mais
específico, consistem em:
·
Construir, lembrar e formatar imagens
·
Construir, lembrar e formatar sons
·
Diálogo interno (conversar consigo mesmo)
As atividades a seguir lhe proporcionarão algumas
experiências de aprofundamento neste tópico. Posteriormente você saberá como é
possível, através de indicações do nosso corpo, identificar as modalidades que
estamos usando.
Atividade 17 – Processos internos
Verifique algumas capacidades básicas que você tem,
fazendo o seguinte:
a)
Diga para si mesmo: "Posso fazer qualquer
coisa, desde que a divida em partes que possa executar".
c)
Imagine você apertando uma tecla de um piano e
ouvindo um som de latido.
d)
Lembre-se de uma situação emocionalmente neutra,
como talvez amarrar os sapatos, escovar os dentes ou puxar uma cadeira para
sentar-se. Altere o tamanho da lembrança, para maior e depois para menor.
Atividade 18 – Construção e formatação visual
Abra os olhos e olhe em volta para apagar sua tela
mental. Agora pense em um inseto, como uma aranha ou formiga. Aumente seu
tamanho, ponha cores reais nesta imaginação. Aumente ainda mais o tamanho.
Alguma diferença? Agora diga para si mesmo: "Isto é uma ilusão". Muda
algo? Faça o inseto voltar ao normal e afaste-o ou simplesmente apague-o.
Atividade 19 – Construção e formatação visual 2
Faça algumas experiências com efeitos de luz. Tente
imaginar fogos de artifício variados, tubos de luz formando devagarinho um
círculo, esteja à vontade para brincar.
Atividade 20 – Brincando com molduras
Crie uma imagem que tenha alguma moldura, como uma
linha colorida. Experimente alterar a moldura como pedido abaixo (verifique o
que é mais fácil para você).
a)
Aumente a largura.
b)
Mude a cor.
c)
Faça a moldura com néon.
d)
Ponha pequenas luzes coloridas em volta da
imagem.
Atividade 21 – Tela mental
Pense em uma experiência agradável, como se fosse um
filme. Você se vê lá nas cenas, a experiência acontece quase como se fosse com
outra pessoa. Agora entre no filme. Veja o que estava vendo, ouça o que estava
ouvindo, sinta como acontecendo agora. Alguma diferença?
Chamamos cada canal de representação de modalidade:
modalidade visual, modalidade auditiva, modalidade cinestésica (que inclui sensações
em geral, inclusive cheiros e sabores). As variáveis específicas de cada
modalidade são chamadas submodalidades. Distância e brilho são
submodalidades visuais; altura e origem são submodalidades auditivas; pressão e
intensidade são submodalidades cinestésicas. Posteriormente você verá como
modalidades e submodalidades podem afetar a nossa experiência e as nossas
reações.
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