Dicas Criativas para criar o melhor rótulo para seu produto
O Lançamento de novos produtos sempre requer muita dedicação
de qualquer um empreendedor na criar o melhor rótulo para seu produto, mesmo os mais experientes tem que ter muita
atenção nessa hora. Afinal de contas, você
pode ter o melhor produto do mundo, se não conseguir convencer as pessoas a levá-lo
para casa e testar, você não vai ter sucesso. E é ai que o seu marketing entra.
Marketing não é apenas fazer propaganda em mídias, ela começa principalmente na
escolha da embalagem e criação do rotulo do seu produto e por isso numeramos alguns
passos para você.
1. Identidade Visual
Um dos pontos mais importante da criação do rotulo e fazer
com que seu público reconhecer o produto e associá-lo à sua marca,
identificando logo, cores, formas e linguagem, "isso mesmo, linguagem
própria". É de extrema importância
que a comunicação converse com todo o posicionamento da empresa e
mantenha a mesma mensagem a ser transmitida (Crie um Padrão).
2. Design
A primeira impressão é a que fica. Tenha bastante cuidado na
criação do rótulo e na escolha da embalagem, pois são elas que vão determinar
se o seu cliente deve leva ou não seu produto para casa, observe como as
informações estão organizadas. cores, textos, imagens e disposição desses
elementos, como compõem o visual dos rótulos. O Design Minimalista é atualmente
a grande tendência de mercado, que prega pela simplicidade. A linha adotada é
importante porque representa o posicionamento da sua marca. O Design Minimalista transmite uma imagem
moderna, inovadora e de alto valor. Já o design rústico geralmente tem mais
conexão com produtos artesanais. Identifique o que sua marca quer passar para
seu público-alvo e direcione todas essas informações para o visual do rótulo.
3. Material
De atenção na qualidade dos materiais utilizados na produção
da embalagem e do rótulo do seu produto. Você não sabe como ele vai ser
transportado, armazenado e consumido e
assim definir quais são as melhores opções para ele. Um produto congelado não
pode ser comercializado com simples rótulos de papel, uma vez que a armazenagem
normalmente é feita em locais resfriados e úmidos, o que iria danificar o
material. Hoje em dia temos inúmeras opções e tecnologias disponíveis no
mercado, e uma boa pesquisa da agência responsável pode fazer a diferença,
desde a percepção de valor do cliente até o custo de produção dessas
embalagens.
4. Informações
As mensagens de sua produto precisa ser passada de forma
claras e objetivas. Utilize ícones, explorando imagens simples para sintetizar
esses dados, ao invés de apenas textos e mais textos. Além de ser uma forte
tendência de mercado, fica muito mais agradável de se ler quando essa opção é
adotada, podendo ainda serem utilizados para cumprir as exigências feitas pelos
órgãos reguladores de forma mais divertida. A experiência e criatividade do
profissional vai fazer toda diferença nessa hora.
5. Instruções de uso do produto
Nas embalagens de alimentos, informe o modo de preparo é
outra exigência da ANVISA para os rótulos dos produtos. essas informações
acabam ocupando na maioria das vezes muito espaço na embalagens. Para criar uma
boa comunicação e ainda colaborar com o processo de criação do design, é
interessante criar uma sequência fácil de entender sem muito texto, novamente
explorando os ícones. Você pode desenvolver um passo a passo que ser comunica
até com estrangeiros que não falam a nossa língua.
"6. Diferenciação do produto na prateleira
Todos esses pontos discutidos até aqui são realmente
fundamentais, mas na hora do “vamos ver” o que vale mesmo é o resultado na
prateleira. Os consumidores demoram poucos segundos para formar uma opinião
sobre todos os produtos que estão expostos nos pontos de venda (PDV), e se sua
marca não conseguir conquistá-los nesses primeiros instantes, ela perdeu a
oportunidade. Para garantir bons resultados foque no que ele precisa saber de
imediato, os diferenciais do produtos e valores da marca. Apostar em
comunicações mais criativas e de maior presença são uma boa opção. Por exemplo,
PDVs inovadores ou mesmo rótulos que se completem e formem imagens maiores nas
prateleiras."
"O que deve apresentar no seu rótulo
Lista de ingredientes que compõem o produto. Essa lista deve
estar em ordem decrescente, ou seja, primeiro devem aparecer os itens presentes
em maior quantidade. Estão dispensados desta lista alimentos de ingrediente
único (açúcar, café, farinha de mandioca, leite, vinagre, entre outros).
Origem do produto, ou seja, o nome de sua empresa e endereço
de fabricação. É importante colocar também informações de contato de atendimento
ao consumidor.
Lote e Prazo de validade. Para produtos com prazo inferior a
três meses, é necessário o dia, mês e ano. Para os demais, apenas o mês e ano.
Conteúdo líquido, expresso em massa (gramas / quilos), ou em
volume (ml, litros). Em alguns casos (como conservas), é necessário informar
também a massa do conteúdo drenado.
Informação Nutricional Obrigatória, também chamada tabela
nutricional. Veja abaixo mais detalhes de sua apresentação e composição.
Atributos nutricionais complementares: Informações
geralmente destinadas a portadores de determinadas doenças, como “Contém
glúten” ou “Não contém glúten”, alimentos de teor reduzido de açúcares, gordura
ou determinado nutriente (alimentos diet e light), ou produtos que podem conter
traços de amendoim, amêndoas, soja e leite.
O que não pode ter no seu rótulo
Para que o consumidor não seja induzido ao erro ou enganado,
a ANVISA proíbe que os rótulos de alimentos industrializados tragam informações
que não podem ser comprovadas.
Indicação de substituição errônea, quando o rótulo induz o
consumidor a pensar que um alimento pode substituir outro, quando suas
composições nutricionais são diferentes - Por exemplo, um doce de frutas não
substitui o consumo da própria fruta.
Demonstrar propriedades que não podem ser comprovadas, por
exemplo, indicar que aquele alimento diminui o risco de doenças, evita
problemas ósseos ou tem propriedades medicinais, terapêuticas, emagrecedoras,
entre outros.
Destacar a presença ou ausência de ingredientes comuns em
alimentos de igual natureza, como indicar “não contém colesterol” em óleos
vegetais."
Fonte:
ideatore.com.br/
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